Control Techniques - Inversor de Frequência Regenerativo.





Control Techniques - Inversor de Frequência Regenerativo.

Os inversores de frequência são dispositivos criados para serem instalados em motores de indução trifásicos e permitem o controle e a variação da velocidade de giro e do torque do motor. Por proporcionar essa flexibilidade, os inversores de frequência são muito demandados pelas indústrias de diversos segmentos de atuação, inclusive o inversor de frequência regenerativo.

Além da motorização, a frenagem do motor de indução trifásico também é importante para a eficácia do funcionamento. Existem algumas formas de realizar a frenagem do motor: o tipo dissipativo, em que a energia é transformada em calor; e a regenerativa, em que a energia excedente volta a ser energia elétrica.
Especialmente para realizar a frenagem regenerativa, ou seja, retirar a energia destinada à aceleração do motor é usado um inversor de frequência regenerativo, que devolve a energia ao sistema.

Quando determinada a quantidade de energia elétrica é enviada ao motor, faz com que seu eixo atinja a rotação correspondente. Já para realizar a pausa ou diminuição dessa velocidade de giro, o inversor de frequência regenerativo faz com que a energia, transformada em mecânica para mover o eixo, seja regenerada em energia elétrica de volta para a rede de alimentação.

Para optar pelo uso do inversor de frequência regenerativo é importante considerar alguns aspectos da utilização como a capacidade da carga em absorver a energia mecânica, pois quanto maior, mais energia elétrica poderá ser revertida.

Logo, é comum ver o inversor de frequência regenerativo em sistemas de máquinas centrífugas, pontes rolantes, máquinas de grande porte, bobinadeiras e rebobinadeiras e elevadores de grande porte.

Esse tipo de frenagem através do inversor de frequência regenerativo, apesar de um custo maior quando comparado aos outros métodos, representa maior eficiência em ciclos que precisam de frenagens contínuas e o inversor de frequência regenerativo também colabora para reduzir o consumo de energia elétrica nos processos de produção e, consequentemente, os custos.


CT Services Soluções em Automação Industrial.

Acesse nosso site para saber mais-https://ctservicesautomacao.com

Central de Atendimento - (11) 2645.0969

WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141

#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial
#AutomaçãoIndustrial
#ControlTechniques
#Santerno
#Emerson
#Weg
#Schneider
#InversordeFrequência
#CLP
#IHM
#ServoMotor
#ServoDrive
#ESaAutomation
#SickSensor
#I40withSICK
#sicksensorintelligence




0 comentários: