Soluções de Automação com CLPs.




Soluções de Automação com CLPs.


CLP (Controlador Lógico Programável) é um sistema de controle que integra um rápido processador que possibilita operações matemáticas, armazenagem de dados, controle de posição, contadores, cronômetros, controle de temperatura, entre uma variedade de instruções abundantes utilizadas na automação industrial. Os CLPs atuais utilizam diversos protocolos de comunicação e podem controlar servos acionamentos e ter uma IHM (Interface Homem Máquina) para entrada de dados.


Aplicação de CLPs:


O Controlador Lógico Programável (CLP) é o sistema de controle concebido para ambientes industriais, que é capaz de executar instruções diferentes, tais como computação lógica, controle sequencial, temporizar etapas e contar ciclos. 


O CLP controla diferentes tipos de máquinas ou processos de produção através da entradas e saídas digitais ou analógicas (0-10V; 4-20mA). O CLP é um processador, o cérebro da automação, que permite controles automatizados, as aplicações são as mais diversas e pode ser amplamente utilizado em uma variedade de indústrias, incluindo indústria de embalagens, envase, logística, impressão entre outras.


 O CLP Delta Série DVP fornece modelos padrão, tipo Slim, são compactos gerando economia de espaço e permitem uma variedade de cartões opcionais e recursos, design compacto que gera economia de espaço, e é particularmente adequado para instalação em painéis de controle.


A família de CLP Delta da segunda geração SS2, SV2, SX2 possuem CPU de 32 bits e a velocidade de execução é reforçada do lado esquerdo do CLP para cartões de comunicações e cartões analógicos de alta resolução, e do lado direito para cartões de I / O para até 480 pontos.


DVP14SS211  – É o CLP de entrada com 14 I/Os , permite expansões digitais e analógicas de 10 Bits. Será sempre o melhor custo benefício para aplicações simples que não necessite de relógio em tempo real e não haja servos motores ou motores de passo para serem controlados. Contudo, os 10KHz da saída a transistor será capaz de controlar um relé de estado sólido e fazer um controle PID para controle de temperaturas.

DVP12SA211  – CLP também de pequeno porte, que também permite expansões digitais e analógicas com a vantagem de ter 02 saídas rápidas a transistor para controle de motores de passo ou servos motores (motion) – A capacidade de frequência de cada saída é de 50KHz ( Total de 100KHz) e também  possuí 02 entradas rápidas para encoder e sensor foto elétrico com capacidade de 50KHz por canal.

DVP20SX211T – Esse modelo de CLP , possui todas as vantagens do DVP12SA e será  indicado para os clientes que já sabem que necessitarão de entradas e saídas analógicas, total de 04 entradas e 02 saídas , além das I/Os  digitais. Também permite expansões de I/Os e analógicas com a vantagem de suportar  expansões analógicas a esquerda (12Bits) e cartões de comunicações.

DVP28SV211T  – Trata do CLP com o melhor Custo x Benefício. Possui total de 28 I/Os, permite expansão a direita e a esquerda e oferece 04 saídas rápidas de 200KHz para controle de servos motores e motores de passo . Possui função arco e permite interpolação entre 2 eixos/coordenadas.

DVP10MC – Trata de um CLP dedicado para controle de MOTION, com comunicação CANOPEN, que permite o controle e sincronismo de até 16 eixos. Todas as expansões da Linha SLIM (todos os modelos acima) servem para o DVP10MC . Suas melhores aplicações são casos de sincronismo de eixos, interpolação linear e circular.

AS300 – É uma família de CLP com Protocolo ModbusTCP , Ethernet/IP, com 32 I/Os de série, com velocidade de processamento das instruções LD, MOV e Floating 10x mais rápida do que os CLPs comum, devido ao processador interno AS-01 de 32 Bits, desenvolvido pela Delta. O processamento entre as remotas é paralelo em CAN BUS, e isso permite uma execução total entre toda a rede a um tempo de 0,1ms.  O AS300 oferece 06 saídas rápidas de 200KHz e ainda pode controlar o sincronismo de 08 servos motores em rede CANOPEN (cartão opcional). Lançado no Brasil em 2017, o CLP AS300 vem se destacando com o melhor Custo x Benefício para aplicações de pequeno sofisticado e médio porte.


Em conclusão, comparando as duas tecnologias acima, CLPs com comunicação MODBUS para aplicações de controle discretos, os quais controles de eixos seja exclusivamente por PULSO/DIREÇÃO e/ou eventual comunicação serial seja apenas para LEITURA e ESCRITA.  Já a comunicação com protocolo Canopen é melhor recomendada para aplicações com remotas que possam possuir entradas rápidas e/ou  comunicação serial de até 16 eixos para eventual controle e sincronismo.




A CT Services Soluções em Automação Industrial

Acesse nosso site para saber mais-https://ctservicesautomacao.com.br

Central de Atendimento - (11) 2645.0969

WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141


0 comentários: