Indústria troca acionamento de bomba e economiza energia.




Indústria troca acionamento de bomba e economiza energia.

O cozimento é uma das etapas iniciais do processo kraft de produção de celulose, e o principal equipamento desta etapa é o digestor. Nele, cavacos de madeira são submetidos a uma ação química com licor branco (hidróxido de sódio + sulfeto de sódio) e, em condições adequadas de temperatura e pressão e tempo de residência controlado, ocorre a dissociação das fibras da madeira (polpa) da lignina (licor negro e outros extrativos).

Antes de ser descarregada pela parte inferior do digestor, a polpa passa pela primeira lavagem, em que é extraída parte do licor gerado pelo cozimento (álcalis residuais + orgânicos), e uma outra porção de licor menos concentrada é injetada para realizar a lavagem da polpa.

Esta extração/injeção de licor negro ocorre através das peneiras nas paredes laterais do digestor, e a sucção do licor é feita por bombas centrífugas verticais. Após isso, a polpa segue para as etapas de finalização da lavagem alcalina, depuração, branqueamento e secagem.

O licor, por sua vez, é encaminhado para o processo de evaporação, aumentando sua concentração e, em seguida, enviado para a caldeira, onde é utilizado como combustível na geração de vapor e onde se recuperam os químicos que serão utilizados novamente no processo de cozimento.

O desafio

Ao longo de todo o processo de obtenção da celulose, a fábrica utiliza diversas bombas com várias funcionalidades, e a quase totalidade delas está instalada na posição horizontal.

No entanto, devido ao layout possível em relação ao espaço disponível, o projeto do digestor contemplou a montagem de duas bombas centrífugas na vertical, utilizadas para recirculação do licor no digestor. Uma terceira bomba vertical faz o backup de ambas.

A bomba 312.BBA.004A, com vazão nominal de 350 m3/h e potência do motor de 350 CV, tinha um histórico de quebras, em função de o seu ponto de operação não estar adequado à curva de desempenho indicada pelo fabricante. Isso acontecia, principalmente, quando a produção era reduzida. Nesses momentos, os esforços mecânicos sobre os mancais eram grandes e a vida dos rolamentos era reduzida.





A CT Services Soluções em Automação Industrial

Acesse nosso site para saber mais-https://ctservicesautomacao.com.br

Central de Atendimento - (11) 2645.0969

WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141


0 comentários: