Indústria
troca acionamento de bomba e economiza energia.
O cozimento é uma das etapas iniciais do
processo kraft de produção de celulose, e o principal equipamento desta etapa é
o digestor. Nele, cavacos de madeira são submetidos a uma ação química com
licor branco (hidróxido de sódio + sulfeto de sódio) e, em condições adequadas
de temperatura e pressão e tempo de residência controlado, ocorre a dissociação
das fibras da madeira (polpa) da lignina (licor negro e outros extrativos).
Antes de ser descarregada pela parte
inferior do digestor, a polpa passa pela primeira lavagem, em que é extraída
parte do licor gerado pelo cozimento (álcalis residuais + orgânicos), e uma
outra porção de licor menos concentrada é injetada para realizar a lavagem da
polpa.
Esta extração/injeção de licor negro ocorre
através das peneiras nas paredes laterais do digestor, e a sucção do licor é
feita por bombas centrífugas verticais. Após isso, a polpa segue para as etapas
de finalização da lavagem alcalina, depuração, branqueamento e secagem.
O licor, por sua vez, é encaminhado para o
processo de evaporação, aumentando sua concentração e, em seguida, enviado para
a caldeira, onde é utilizado como combustível na geração de vapor e onde se
recuperam os químicos que serão utilizados novamente no processo de cozimento.
O desafio
Ao longo de todo o processo de obtenção da
celulose, a fábrica utiliza diversas bombas com várias funcionalidades, e a
quase totalidade delas está instalada na posição horizontal.
No entanto, devido ao layout possível em
relação ao espaço disponível, o projeto do digestor contemplou a montagem de
duas bombas centrífugas na vertical, utilizadas para recirculação do licor no
digestor. Uma terceira bomba vertical faz o backup de ambas.
A bomba 312.BBA.004A, com vazão nominal de 350 m3/h e potência
do motor de 350 CV, tinha um histórico de quebras, em função de o seu ponto de
operação não estar adequado à curva de desempenho indicada pelo fabricante.
Isso acontecia, principalmente, quando a produção era reduzida. Nesses
momentos, os esforços mecânicos sobre os mancais eram grandes e a vida dos
rolamentos era reduzida.
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