Tipos de IHM.




Tipos de IHM.

Todo mundo que trabalha na indústria, não faz parte da equipe de automação e quando ouve falar de IHM fica na dúvida sobre o que seria este termo, e mais ainda, seria IHM ou HMI? O intuito deste post é esclarecer melhor este termo e mostrar quais os tipos de IHMs, como selecionar e qual o procedimento para programar este equipamento.

Uma IHM (Interface Homem Máquina) é a tradução do termo HMI (Human Machine Interface) e como o próprio nome diz é uma interface gráfica que permite o homem interagir com a máquina.


Tipos Básicos de IHM

Existem três tipos básicos de IHM: a substituta das botoeiras, a que faz a coleta e tratativa de dados e a de supervisão. Antes do surgimento das IHMs, o controle consistia de milhares de botoeiras e LEDs instalados em painéis que exibiam informações de diferentes operações.


Já a IHM para tratativa de dados (Data Logger) é perfeita para aplicações que requerem feedback constante do sistema ou impressões de relatórios de produção. Com a tratativa de dados, você deve assegurar que a tela da IHM seja grande o suficiente para esta finalidade, devendo suportar gráficos, elementos visuais e sumários de produção.


Estas HMIs incluem funções como receitas, tendências, registro de dados e alarmes. Finalmente, qualquer aplicação que envolva um SCADA ou MES necessita da HMI de supervisão que geralmente deverá ser capaz de rodar um sistema operacional como o Windows e possuir várias portas de comunicação tais como Ethernet.


Como Selecionar uma IHM?

A aquisição de IHMs impacta nos custos de investimento da empresa e por este motivo é muito importante saber exatamente quais são os requisitos e necessidades desejadas antes da sua aquisição. Voltando aos três tipos de IHMs, vamos detalhar melhor as suas aplicações:


Aplicações das IHMs

Como dissemos, a IHM é utilizada em várias indústrias e equipamentos, podendo citar usinas de energia, máquinas automáticas de vender, indústria alimentícia, farmacêutica, construção, etc.


O uso da IHM juntamente com o CLP são a espinha dorsal das linhas de produção destas indústrias onde a IHM possibilita a supervisão, controle e aquisição de dados de todo o sistema permitindo a análise das informações pela operação e a alteração de parâmetros assim que houver a necessidade.


Por exemplo, em indústrias siderúrgicas, a IHM pode monitorar e controlar como o metal é fundido e moldado e o quão veloz isto pode ser. Também pode monitorar o controle de estoque e reposição, quando as mercadorias são vendidas e devem ir para a expedição. Também são muito utilizadas em processos de envase para controlar aspectos importantes como velocidade, eficiência, detecção e correção de erros. Os setores de utilidades geralmente utilizam IHMs para monitorar a distribuição e o tratamento da água, ar comprimido, etc.


IHM com CLP x Somente o CLP

Podemos falar que não existem desvantagens a não ser o custo a ser dispendido para colocar uma IHM comunicando com o CLP. De resto, posso dizer que o CLP não fornece feedback em tempo real e nem mostra os alarmes setados, diferentemente das IHMs que podem ser utilizadas para monitorar desde tarefas simples como a hora de parar a linha e ir almoçar, até como atividades complexas como o controle do reator de uma usina nuclear. Podemos também ter a possibilidade de acessos remotos às informações de forma que seja possível a análise dos dados em tempo real de qualquer lugar.



A CT Services Soluções em Automação Industrial

Acesse nosso site para saber mais-https://ctservicesautomacao.com.br

Central de Atendimento - (11) 2645.0969

WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141


0 comentários: