Áreas da Engenharia Eletrônica.





Áreas da Engenharia Eletrônica.

Aplicações Práticas no Cenário atual da Demanda por Energia
Engenharia Eletrônica é uma área voltada ao desenvolvimento de componentes, dispositivos, sistemas e equipamentos eletrônicos, como transistores e circuitos integrados. É a parte da Engenharia que lida com a energia elétrica em pequena amplitude.
A Eletrônica está em nosso cotidiano, presente nas mais diversas áreas: Comunicação, Transporte, Sistemas Computadorizados, Controle de Processos, Entretenimento, Segurança, Automação Predial e Industrial, Indústria de Eletrodomésticos e Equipamentos Médicos, entre muitas outras.



Enquanto o engenheiro eletricista se dedica às redes elétricas e circuitos, à automação na criação de componentes para telefonias e na projeção de usinas de produção de energia e hidrelétricas, o engenheiro eletrônico cuida de equipamentos mais delicados, de pequenas amplitudes e frequências elevadas, considerados de baixa tensão.
Essa carreira é voltada para a projeção dos aparelhos eletrônicos e o seu processo de manutenção.


Em relação ao Transporte, hoje se destaca no Brasil a demanda por energia limpa (renovável) utilizando veículos elétricos. Neste contexto, a Engenharia Eletrônica têm o papel de desenvolver sistemas e meios para o desenvolvimento de máquinas que sejam 100% limpas e que não agridam o meio-ambiente, fazendo com que a demanda por combustíveis fósseis seja menor, equalizando a matriz energética brasileira.



Depois do carro a álcool, com tecnologia 100% nacional, agora é a vez da multiplicação dos ônibus elétricos pelo país. As obras da Copa do Mundo e a necessidade, cada vez mais presente nas grandes cidades, do uso de energia limpa nos veículos de transporte urbano têm ajudado a alavancar os pedidos de veículos com tração elétrica.

Em relação à energia solar, a Engenharia Eletrônica destaca-se por desenvolver e implementar placas de células solares para a captação da energia solar, gerando energia elétrica e diminuindo a dependência por energia elétrica proveniente de hidrelétricas.

A energia solar no Brasil vem crescendo a passos largos. Existem diversos benefícios econômicos e ambientais que estão ajudando a impulsionar o crescimento desta fonte de energia renovável.


Benefícios Econômicos:
São vários os benefícios econômicos da energia solar no Brasil, abaixo listamos os mais importantes:
  • Casas que possuem energia solar fotovoltaica instalada pode gerar a sua própria energia renovável e assim praticamente se livrar da sua conta de luz para sempre.
  • Sistemas fotovoltaicos valorizam a propriedade.
  • Quanto mais energia solar instalada no Brasil menor é a necessidade de utilizarmos as usinas termoelétricas que são caras e, menor a inflação na conta de luz.
  • A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos.
Benefícios Ambientais:

A energia solar traz diversos benefícios ambientais para o Brasil.
Se uma boa parte da população instalar energia solar nas casas e empresas, não seria mais necessário inundar áreas imensas da floresta amazônica para construir usinas hidrelétricas absurdas como a Belo Monte.
Uma usina solar de 100mwp gera energia para 20.000 casas e evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 por ano.


Vantagens da Energia Solar

As vantagens de se utilizar a energia solar no Brasil são inúmeras, abaixo as principais:
  • A energia solar é totalmente renovável.
  • A energia solar é infinita.
  • Não faz barulho.
  • Não polui.
  • Manutenção mínima.
  • Baixo custo considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico
  • Fácil de instalar.
  • Pode ser usado em áreas remotas onde não existe energia.


Em relação à demanda de energia residencial, podemos incluir a Engenharia Eletrônica no controle de energia de eletrodomésticos.







Hoje, cada vez mais se busca autonomia e eficiência em máquinas eletrônicas, sendo que há casas inteligentes para a otimização do consumo de energia mensal.

Neste contexto, a Engenharia eletrônica tem como principal função projetar sistemas econômicos de energia para esta demanda.

#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial
#Assistênciatécnica
#AutomaçãoIndustrial
#ControlTechniques
#Emerson
#TDEMacno
#Shnaider
#CarloGavazzi

A CT Services é um centro técnico de reparo, manutenção e venda especializado em inversores, conversores, servomotores, IHM, CLP, sensores, relés das mais renomadas marcas do mercado mundial. Além de engenharia de aplicação e reforma de sistemas automatizados.

Acesse nosso site para saber mais:
http://ctservicesautomacao.com/

Central de Atendimento - (11) 4115-7084
WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141


0 comentários: