Relé fotoelétrico.




Relé fotoelétrico. 
O que é, e Como instalar.

O relé fotoelétrico esta entre os elementos pioneiros dos sistemas de automação residencial, hoje pode parecer uma coisa simples e comum, mas quando foi inventado definitivamente trouxe muito conforto e economia de energia elétrica. Sua principal função é que um determinado circuito seja ligado ou desligado automaticamente através da quantidade de luz.
Isso possibilita uma infinidade de configurações para uma instalação. Um dos exemplos mais práticos de uso de relé fotoelétrico é nas ligações das lâmpadas de postes, que acendem automaticamente quando escurece.
Todo relé se configura como um contato que abre e fecha de acordo com algum fator ou configuração, no caso do relé fotoelétrico esse fator é a quantidade de luz. O que torna isso possível é um sensor LDR (light dependent resistor ou em português resistor dependente de luz).





O Sensor LDR é capaz de variar uma pequena resistência de acordo com a quantidade de luz que é incendida sobre ele, desta maneira de acordo com essa resistência é possível fazer circular uma corrente por uma bobina que fará com que um contato, parecido com um diafragma possa abrir ou fechar, comutando assim o circuito que estará ligado a este relé.


O nome fotocélula não é o mais adequado para este dispositivo, apesar de ser comumente usado pela população em geral. Fotocélula, célula fotovoltaica, célula fotoelétrica são nomes para as células coletores de energia solar, como ambos os dispositivos trabalham com o princípio da iluminação como fonte de acionamento ou fonte de energia, esta confusão com os nomes é comum.

Sua função é como a de um interruptor comum, mas como internamente no relé fotoelétrico existe um circuito eletrônico, para seu funcionamento a mesma deve ser alimentada com fase e neutro (no caso da ligação do relé fotoelétrico em 127 v) e com fase e fase (caso seja uma ligação em 220 v). Internamente há uma conexão entre a fase e o ponto de retorno do relé.

Com esta exceção de alimentar o relé fotoelétrico para seu funcionamento interno o resta da ligação de uma lâmpada, por exemplo, seria o mesmo, sendo o relé usado no lugar do interruptor.


Cuidados ao se instalar o relé fotoelétrico:
Deve se levar em consideração, que a potência máxima da maioria dos relés fotoelétricos disponíveis no mercado é de 1000 w. De acordo com os cálculos da potência elétrica, a corrente elétrica máxima que um relé destes suporta seria de aproximadamente 7,8A, para um circuito de 127 v.

Caso o relé fotoelétrico seja ligado com o visor do sensor LDR voltado diretamente para a lâmpada que o mesmo estará acionando, ocorrerá um efeito pisca pisca, o visor sempre deve ficar voltado para a direção onde haja menos luz, no caso de instalação para ligação de circuitos ao entardecer é recomendável que o sensor LDR fique voltado sempre para o sul, para uma maior aproveitamento da iluminação da tarde.

Confira a quantidade de potência das lâmpadas e ou circuito que estará sendo alimentado pela fotocélula para que estes não ultrapassem os 1000 w do dispositivos, resguardando assim a segurança de sua instalação e de seus equipamentos.



#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial

#Assistênciatécnica
#AutomaçãoIndustrial
#ControlTechniques
#Emerson
#TDEMacno
#Shnaider
#CarloGavazzi

A CT Services é um centro técnico de reparo, manutenção e venda especializado em inversores, conversores, servomotores, IHM, CLP, sensores, relés das mais renomadas marcas do mercado mundial. Além de engenharia de aplicação e reforma de sistemas automatizados.

Acesse nosso site para saber mais:
http://ctservicesautomacao.com/

Central de Atendimento - (11) 4115-7084
WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141



0 comentários: