Diodo retificador! O que é? Pra que serve?




Diodo retificador! O que é? Pra que serve?

Existem vários tipos de diodos para as mais diversas aplicações, mas sem sombra de dúvida o diodo mais utilizado no mundo da eletrônica é o diodo retificador! Isso é facilmente explicado visto que ele atende a maioria das aplicações utilizadas em projetos eletrônicos. Vale lembrar que a principal característica de um diodo é permitir a passagem da corrente elétrica em apenas um sentido. Nos diodos a corrente flui do anodo(+) para o catodo(-).

O que é o diodo retificador?

O diodo retificador é um dispositivo semicondutor utilizado para converter sinais em corrente alternada para corrente contínua, mantendo apenas um semiciclo da onda senoidal que é a característica da corrente alternada, daí o seu nome “retificador”. Além disso, o diodo retificador pode ser utilizado normalmente como um diodo para qualquer aplicação que se necessite a passagem da corrente em apenas um sentido, por exemplo, ele pode ser utilizado para evitar a ligação invertida na alimentação de uma TV de 12 volts ligada na bateria de um automóvel.



Neste caso a TV poderia queimar se fossem invertidas as polaridades de sua alimentação na bateria, mas com o diodo instalado corretamente, a TV não iria funcionar se os terminais fossem ligados de forma invertida. Portanto bastaria inverter a polaridade dos terminais para ela funcionar corretamente de forma segura.

Como funciona o diodo retificador

A figura abaixo demonstra como o diodo retificador elimina um dos semiciclos da forma de onda senoidal, repare que o sinal senoidal está sendo aplicado no anodo do diodo, consequentemente no anodo teremos uma forma de onda resultante com apenas o semiciclo positivo.



Se invertermos a polaridade do diodo trocando o anodo pelo catodo veremos que a forma de onda resultante no anodo será apenas o semiciclo negativo.




A conversão de corrente alternada para corrente contínua é muito utilizada para alimentar adequadamente os circuitos eletrônicos que utilizam componentes como circuitos integrados, LEDs e transistores visto que eles geralmente trabalham alimentados em corrente contínua, os carregadores de bateria também requerem um circuito retificador pois as pilhas e baterias de todos os tipos são componentes que armazenam a energia exclusivamente na forma de corrente contínua e podem explodir caso sejam ligados a uma fonte de corrente alternada.

Tipos de diodo retificador

O diodo retificador pode ser apresentado de diversas formas ou encapsulamentos, isso varia conforme sua potência máxima. Na imagem a seguir você ver alguns dos diversos tipos de diodos retificadores que existem no mercado.





Já foi visto que um diodo elimina um semiciclo da corrente alternada, porém a forma de onda resultante não é estável e sim formada por pulsos, que apesar de já ser corrente contínua não possui uma tensão constante, sendo necessário utilizar os dois semiciclos para formar uma fonte de corrente contínua com a tensão mais estável possível.

Para resolver essa questão temos uma combinação de diodos retificadores chamada PONTE RETIFICADORA, essa combinação é formada por quatro diodos sendo que cada par de diodos é responsável por retificar um semiciclo da onda senoidal. Os diodos D1 e D2 conduzem no semiciclo positivo e os diodos D3 e D4 conduzem no semiciclo negativo, para tornar a tensão ainda mais estável podemos adicionar um capacitor após o circuito da ponte retificadora, o capacitor se carrega no topo da onda e quando a tensão diminui o capacitor se descarrega estabilizando a tensão do circuito.




O circuito da ponte retificadora pode ser montado como na figura ou pode ser adquirido como forma de um único componente onde temos várias pontes retificadoras de diodo.

Conclusão

O diodo retificador é o principal componente do circuito que converte corrente alternada em corrente contínua, como esse circuito é muito utilizado na eletrônica o diodo retificador é largamente encontrado em aplicações de fontes de alimentação, além disso o diodo retificador também pode ser utilizado como um diodo de uso geral, principalmente quando se exige correntes elétricas elevadas. Também pode ser encontrado em diversos invólucros diferentes mediante a potência máxima requerida pelo circuito, também vale lembrar que as principais características do diodo retificador é a corrente máxima e a tensão máxima que ele pode suportar em seu terminais.


Veja matéria completa no nosso blog- acesse o link: 




A CT Services é um centro técnico de reparo, manutenção e venda especializado em inversores, conversores, servomotores, IHM, CLP, sensores, relés das mais renomadas marcas do mercado mundial. Além de engenharia de aplicação e reforma de sistemas automatizados.


Acesse nosso site para saber mais:


Central de Atendimento - (11) 4115-7084
WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141



0 comentários: