Como Inverter a Rotação dos Motores Elétricos.




Como Inverter a Rotação dos Motores Elétricos.



Um dos componentes mais utilizados em projetos de automação ou em algumas máquinas especificas são os motores elétricos, que com o movimento de rotação podem fazer algo avançar no processo, balançar ou retornar por exemplo.


Mas e se por exemplo você precisar que o motor rotacione no sentido horário e anti-horário? Essa indagação faz parte muitas vezes no mundo dos eletricistas e profissionais da automação, ainda mais com os motores sendo aplicados tanto na indústria quanto nas residenciais.


Nesse artigo então vamos acompanhar como podemos fazer com que o motor elétrico trifásico ou monofásico precisam para rotacionar tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário.





Motores elétricos Monofásicos.

Motores elétricos monofásicos possuem em sua composição alguns elementos como:
  • Rotor;
  • Estador
  • Bobinado auxiliar;
  • Bobinado principal;
  • Bobina de arranque;
  • Capacitor;
  • Interruptor;
  • Platinado.
O estador dos motores elétricos monofásicos é formado pelas três bobinas: Principal, Auxiliar e Arranque, seu funcionamento é simples, quando ocorre a partida do motor as suas bobinas denominadas tecnicamente de bobinados ficam energizados até o momento em que o rotor consiga atingir a velocidade ideal, com isso na sequência a bobina de arranque é levada para estado zero, ou seja, desligada, deixando assim somente as outras duas bobinas também chamadas de bobinas de trabalho.


O funcionamento da bobina de arranque do motor elétrico monofásico é conectada em série com um capacitor e um interruptor automático, essa ligação é feita com fio de bitola mais fina.


Esse interruptor automático é em grande parte constituído por um interruptor centrífugo em conjunto com um platinado, mas vale lembrar que existem outros modelos. Esse interruptor é o responsável por desligar a bobina de arranque e o capacitor tem a função de criar um campo magnético girante no interior do motor e esse fará o movimento de rotação, ou seja, impulsionar o motor.


Motores elétricos trifásicos


Motores elétricos trifásicos são equipamento que assim como os monofásicos produzem energia mecânica a partir da elétrica, porém nesses modelos a sua potência e torque são bem mais elevadas, podendo assim ter infinitas aplicações.


Os motores elétricos trifásicos possuem seus princípios de funcionamento parecidos com os motores monofásicos, a diferença está em sua alimentação. Enquanto os motores monofásicos possuem a necessidade de 127v ou 220v para exercer o trabalho os modelos trifásicos têm a necessidade de 380v pra mais e com isso recebem as três fases da rede.
Esses modelos de motores elétricos são utilizados em larga escala em situações industriais, onde a exigência de grandes potencias e torques são eminentes, além de entregar um melhor custo benefício se comparados na mesma aplicação.


Os motores elétricos trifásicos ainda possuem diversos modelos e com isso a aplicação torna-se mais especifica, o que vale ficar sempre atento ao projetar uma máquina que terá como necessidade um motor trifásico, fique sempre atento as suas velocidades, torques e potencias exigidas, e na hora do escopo do projeto vale sempre ver o melhor ponto de fechamento do motor especificado.

Como inverter rotação dos motores elétricos

·         Motor elétrico monofásico

Imaginando que você ao ligar um motor elétrico monofásico percebeu que sua rotação está oposta ao que se deseja ou ainda você precisa que ele gire em ambos sentidos, isso não é nenhum monstro de se fazer, acompanhe.
Para que um motor elétrico monofásico funcione e duas tensões, 127v ou 220v, as suas bobinas de trabalho são separadas em duas partes, dessa forma cada parte pode ser conectada em série ou paralelo conforme a tensão obtida em sua rede elétrica.





·         Motor elétrico trifásico

Em grande parte os motores elétricos possuem seis terminais de ligação, esses terminais são responsáveis pelo fechamento das bobinas do motor seja para trabalho em 127v ou 220v, porém entre os motores monofásicos ainda podem existir dois tipos de fechamento, além de que os fechamentos para 127v é diferente para 220v e para inverter a rotação dos motores basta inverter um par de fios nessa composição, para melhor explicar colocamos nas figuras logo abaixo.


Os motores elétricos trifásicos podem ser os mais complexos na hora de se projetar, porém a inversão de rotação é a coisa mais simples do mundo de se fazer e está o tempo todo em nossa cara, basta pensarmos em seu princípio de funcionamento.
Esses motores recebem em seus terminais composto por 6, 12, 18, 24 terminais tudo depende da velocidade e polos induzidos no motor, mas todos vão receber as fases R, S e T, ou seja, as três fases da rede.


Com isso para que o campo girante na bobina rotacione no sentido horário ou no sentido anti-horário você simplesmente na hora de alimentar seu motor devera inverter um dos fios da alimentação, por exemplo inverter a fase R pela S ou vice e versa. Essa inversão pode ocorrer ainda em alguns pontos diferentes da instalação, podendo ser na caixa de fechamento do motor, na saída do relé térmico, contator ou ainda no disjuntos.


Em ambos modelos de motores elétricos a inversão do sentido da corrente pode ser fixa ou variável, o que isso significa, se sua aplicação exige que o motor tenha um trabalho de rotacionar em qualquer sentido e independente do período ou até mesmo dependente do tempo, basta você inserir no controle de seu motor uma chave de partida de reversão, onde ao acionar a chave ela realiza uma comutação na alimentação e no fechamento e por consequência inverte a rotação do seu motor.


Gostou dessa postagem?
Inscreva-se no nosso blog e receba novas atualizações e postagens.





#Indústria4.0

Acesse nosso site para saber mais:
http://ctservicesautomacao.com/

Central de Atendimento - (11) 4115-7084
WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141


0 comentários: