Montagem de Painéis de Comandos Elétricos 40% mais rápido.




Montagem de Painéis de Comandos Elétricos 40% mais rápido.


Montagem de Painéis de Comandos Elétricos.

Neste artigo vamos passar 2 dicas simples sobre Montagem de Painéis de Comandos Elétricos, porém bastante relevantes, que vão fazer com que você economize até 40% do tempo de montagem de um painel, e também, irão auxiliá-lo para que você possa encontrar um defeito até 3 vezes mais rápido.

Painel elétrico X Diagramas elétricos

Se você trabalha na indústria ou já precisou realizar a manutenção em alguma máquina ou painel elétrico, com certeza te pediram para realizar o concerto e entregaram o diagrama.
Pois bem, você como um ótimo eletricista, quando recebe esta missão você tem que estar preparado correto?
Por esta razão é que o diagrama elétrico é de extrema importância neste momento. Por que é ele que vai te orientar e te ajudar a descobrir qual o problema e como resolvê-lo.
É importante lembrar que quando você recebe um diagrama para realizar uma montagem, ele deve ser seu mapa. Todas as informações relevantes estão neste papel cheio de detalhes. Quando estamos iniciando na profissão, ou até mesmo quando não conhecemos a fundo o painel que iremos trabalhar, estas informações são complicadas de entender.
Mas calma, basta conhecer alguns simples detalhes que ele se tornará de fácil interpretação. É como ler um mapa, você precisa saber o que cada coisa significa, onde você está, onde precisa chegar, e o mais importante, que caminho percorrer.

Dica 1: Entenda a TAG que representa o número do condutor

Você já deve ter se dado conta de que tudo precisa ser identificado, e o quanto isso facilita para realizar uma manutenção.
Observe o diagrama abaixo:


Neste diagrama, cada um dos cabos que saem do disjuntor e vão para o motor recebe uma numeração. Por exemplo: O cabo 1 sai da conexão 2 do disjuntor Q1 e vai para a conexão 1 do contator K1. Tenho certeza que com essas descrições, agora você sabe exatamente de qual cabo eu estou falando correto?

Por isso a importância de identificar todos os componentes, conexões, cabos. E mais ainda, por esta razão é importante saber ler e interpretar o diagrama elétrico. Imagine que você esteja fazendo a manutenção em um painel, e que este painel não tem as identificações de cabos.

Você vai perder um tempo para identificar cada cabo, para saber para onde ele vai. Para evitar este tipo de “perca de tempo” é que as identificações dos cabos são feitas através de anilhas numéricas.




Através da identificação dos cabos e do diagrama, fica muito mais fácil para que o profissional se situe e ganhe tempo na execução da montagem ou manutenção
É importante que o cabo tenha numeração nas duas pontas. Através das TAG’s, da leitura do diagrama você conseguirá identificar e sanar problemas muito mais rápido, e sem precisar desmontar o seu painel sem necessidade.


Dica 2: Conhecer simbologia dos componentes.

Assim como identificar os cabos, é bastante importante saber identificar os componentes existentes em um diagrama elétrico.
Desta maneira você consegue entender melhor como o circuito funciona, como ele se comporta, o que deve ocorrer no funcionamento. E com estas informações sobre o circuito, você pode prever quais os problemas, qual o defeito do circuito em questão.
E para identificar os componentes, existe uma simbologia para cada componente.

Dica 3: Usar a caneta marca texto




Tenho certeza que você está achando um tanto quanto estranho não é mesmo?
Pois é, a caneta marca texto vai te ajudar a ganhar tempo na montagem e manutenção dos painéis elétricos. Geralmente você vai precisar montar painéis cheio de detalhes e muito provavelmente, levará mais de 1 dia para montar. Por esta razão usamos uma caneta marca texto para que você possa ir marcando o que já foi feito.
Este procedimento vai fazer com que você tenha uma noção exata do que já foi feito e o que você ainda precisa fazer. Quais cabos já foram conectados, quais precisam ser conectados, enfim, você terá uma visão geral da sua montagem.
Ao realizar uma manutenção, é importante que você tenha em mãos uma cópia do Diagrama elétrico. Desta forma, você poderá rastrear o que já foi testado, e até mesmo onde pode estar o seu problema.
Evitando assim que você fique medindo várias vezes o mesmo local, evita que você fique perdido.

Conclusão

Agora com posse dessas informações esperamos que você consiga agilizar seus serviços com painéis elétricos, essas dicas com certeza irão fazer com que você tenha muito mais agilidade, praticidade, conhecimento do seu trabalho. E melhor que isso, você não se sentirá perdido caso precise interromper o serviço.


#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial

#Assistênciatécnica

#AutomaçãoIndustrial



A CT Services é um centro técnico de reparo, manutenção e venda especializado em inversores, conversores, servomotores, IHM, CLP, sensores, relés das mais renomadas marcas do mercado mundial. Além de engenharia de aplicação e reforma de sistemas automatizados.



Acesse nosso site para saber mais:

http://ctservicesautomacao.com/



Central de Atendimento - (11) 4115-7084

WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141

0 comentários: