Inversor de frequência variável para proteção do motor.



Inversor de frequência variável para proteção do motor.


Os inversores de frequência variável podem operar como dispositivos de proteção do motor, juntamente com sua função como controladores de velocidade do motor.

Alguns inversores de frequência variável possuem proteção contra curto-circuito (geralmente na forma de fusíveis) já instalada pelo fabricante.

A seleção e dimensionamento desses fusíveis é fundamental para a proteção de semicondutores no caso de uma falha. As recomendações do fabricante do  inversores de frequência  devem ser seguidas na instalação ou substituição de fusíveis do inversor de frequência para garantir a operação rápida dos fusíveis em caso de falha.

Na maioria dos aplicativos VFDo próprio VFD fornece proteção contra sobrecarga para o motor. No entanto, o cabo do alimentador não pode ser protegido pela proteção interna do inversor de frequência.

O VFD do motor fornece proteção com base nas informações da placa de identificação do motor programadas nele. Os VFDs incorporam muitas funções protetoras complexas, como:

Prevenção de estol;
Limitação de corrente e proteção contra sobrecorrente;
Proteção contra curto-circuito;
Proteção de subtensão e sobretensão;
Proteção de falta à terra;
Proteção de falha de fase da fonte de alimentação;
Proteção térmica do motor através da detecção da temperatura do enrolamento do motor.

Quando um inversor de frequência variável não é aprovado para proteção contra sobrecarga, ou se vários motores são alimentados pelo VFD, um ou mais relés de sobrecarga externos devem ser fornecidos. A prática mais comum é usar um relé de sobrecorrente do motor que proteja as três fases e proteja contra a fase única.

Nos motores de corrente alternada, é gerada energia excessiva quando a carga aciona o motor durante a desaceleração, em vez de o motor acionar a carga.

Essa energia retorna ao VFD e resulta em um aumento da tensão do barramento CC.

Se a tensão do barramento for muito alta, o VFD será danificado. Dependendo do projeto, um inversor de frequência variável pode redirecionar esse excesso de energia através de resistores ou de volta à fonte de alimentação CA.


CT Services Soluções em Automação Industrial.

Acesse nosso site para saber mais-https://ctservicesautomacao.com

Central de Atendimento - (11) 2645.0969

WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141

#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial
#AutomaçãoIndustrial
#ControlTechniques
#Santerno
#Emerson
#Weg
#Schneider
#InversordeFrequência
#CLP
#IHM
#ServoMotor
#ServoDrive
#ESaAutomation
#SickSensor
#I40withSICK
#sicksensorintelligence




0 comentários: