Instalação e reparo de cabos de energia.



Instalação e reparo de cabos de energia.

Os condutores de cobre, quando comparados aos condutores de alumínio com a mesma classificação de corrente, têm uma área de seção transversal menor e, portanto, são mais fáceis de dobrar e modelar ao unir e terminar cabos.


O cobre é menos quebradiço que o alumínio. Isso é particularmente evidente ao usar cabos de três núcleos, onde a manipulação do núcleo é necessária para a fase correta etc.

Por exemplo, às vezes não é possível terminar um cabo de alumínio com 3 núcleos de 300 mm2 em um gabinete de terminação de cabo típico, enquanto isso é possível usando um cabo de cobre com 3 núcleos de 185 mm2.

No caso do cabo de alumínio de 300 mm2, seria melhor usar uma junta ou terminação de trifurcação (com caudas longas) e optar por trazer apenas os núcleos individuais (ou seja, 1 núcleo) para dentro do gabinete da terminação do cabo.

Como alternativa, um gabinete de terminação de cabo maior precisaria ser especificado e projetado, o que geralmente não é possível para certos tipos de equipamento.


O alumínio exibe uma propriedade conhecida como "fluxo a frio", na qual o alumínio tende a fluir para fora de uma terminação de compressão, causando uma conexão frouxa que pode superaquecer. Além das novas técnicas de instalação e dispositivos de terminação, ainda é necessário um eletricista treinado e competente para finalizar corretamente. O cobre é muito mais tolerante.


Como o alumínio é corrosivo rapidamente, comparado ao cobre, todas as ações de instalação ou reparo requerem atenção da junta para remover qualquer camada de óxido, o que, por definição, causa problemas devido às propriedades isolantes da camada de óxido.


CT Services Soluções em Automação Industrial.

Acesse nosso site para saber mais-https://ctservicesautomacao.com

Central de Atendimento - (11) 2645.0969

WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141

#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial
#AutomaçãoIndustrial
#ControlTechniques
#Santerno
#Emerson
#Weg
#Schneider
#InversordeFrequência
#CLP
#IHM
#ServoMotor
#ServoDrive
#ESaAutomation
#SickSensor
#I40withSICK
#sicksensorintelligence




0 comentários: