Comandos Elétricos.



Comandos Elétricos.


A principal função dos comandos elétricos é o acionamento de máquinas e equipamentos elétricos, tais como: elevadores, tornos, fresas, esteiras rolantes, etc. Onde quer que esteja acontecendo um processo de produção industrial, comandos elétricos certamente estarão presentes.


Botoeiras, fusíveis, relé, sinalizadores, contator e disjuntores são componentes dos comandos elétricos e falaremos sobre cada um deles a seguir.


Botoeiras.

Conhecidas genericamente como botões de comando, são utilizadas para o acionamento (ligar) e desligamento dos circuitos. Com contatos do tipo NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado), permitem diversos tipos de configurações. Algumas possuem um dispositivo de retorno via mola e, nesse caso, são chamados de botões pulsadores.


O uso de cores nas botoeiras é fundamental para determinar a função de cada uma dentro de um ambiente específico. Por exemplo: verde para arranque, ligar, partida, vermelho para parar, desligar, botão de emergência, amarelo para inverter sentido, cancelar operação, eliminar condição perigosa, etc.

Fusíveis.

Esse talvez seja o componente mais “popular” dentre todos porque estão presentes também em nossas residências e até em nossos veículos. A principal função desses é proteger os circuitos contra curto-circuito e queima.


Relé.

Um relé nada mais é que um interruptor eletromecânico que trabalha atraindo contatos que abrem ou fecham circuitos. A atração desses contatos ocorre quando uma corrente elétrica circula pela bobina. Se a corrente é interrompida, os contatos voltam para as suas posições originais.


Sinalizadores.

Parecidos com as botoeiras, como o próprio nome diz, servem para avisar (sinalizar) aos operadores um determinado tipo de situação. Cores também servem para identifica-los como, por exemplo: verde: máquina pronta para operar, circuitos e dispositivos em condições de funcionamento. Vermelho: estado de alerta e perigo, máquina em situação anormal, etc.

Contator.

Com a função de controlar a passagem de altas correntes, é considerado o principal elemento dos comandos elétricos. Assim como os relés, também são compostos por bobinas que produzem campos eletromagnéticos que determinam o movimento e a mudança de posição dos contatos.

Disjuntores.

Assim como os fusíveis, os disjuntores servem para proteger o circuito contra curtos-circuitos ou sobrecargas, com a diferença que esses não são descartáveis e possuem curvas características distintas.








CT Services Soluções em Automação Industrial.

Acesse nosso site para saber mais-https://ctservicesautomacao.com

Central de Atendimento - (11) 2645.0969

WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141

#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial
#AutomaçãoIndustrial
#ControlTechniques
#Santerno
#Emerson
#TDEMacno
#Schneider
#CarloGavazzi
#InversordeFrequência
#CLP
#IHM
#ServoMotor
#ServoDrive
#ESaAutomation
#SickSensor
#I40withSICK
#sicksensorintelligence




0 comentários: