Correção do Fator de Potencia com Banco de Capacitores.




Correção do Fator de Potencia com Banco de Capacitores.



Entenda mais sobre Fator de Potência.





Diferente do ocorrido em circuitos de corrente alternada resistivos onde tensão e corrente encontram-se em fase, ou seja, as ondas de ambos fenômenos são idênticas ao longo do período, em circuitos indutivos ou capacitivos a corrente e tensão ficam defasadas, dessa forma armazenam energia e devolvem a rede da concessionária.


Para corrigir isso é necessária uma corrente maior para realizar o mesmo trabalho que num circuito de alto fator de potência. Abaixo listamos os 3 componentes do fluxo de potência:


  • Potência Ativa (P): energia transformada em trabalho útil. Medida no SI kW (quilo watt);
  • Potência Reativa (Q): energia devolvida para fonte após ser descarregada por componentes indutivos ou capacitivos, isso ocorre pois é gerado um campo elétrico ou magnético. Medida no SI KVAr (quilo volt ampère reativo);
  • Potência aparente (S): resultante vetorial composta por P e Q. Medida no SI VA (Volt-ampère).
O fator de correção de potência é dado pela seguinte fórmula:




ou seja, fator de potência (FP) é um índice que mede a eficácia de determinado circuito em relação a seu aproveitamento da em energia.


Essa grandeza elétrica pode ser compreendida nos valores entre 0 e 1, sendo que resultados próximos de zero nos mostra que toda energia que chega até a carga será retornada para fonte, já para valores próximos de 1 nos mostra que a energia será melhor aproveitada em trabalho.


O fator de potência possui características de corrente adiantada ou atrasada, isso vai depender muito da carga que está empregada no circuito, às cargas também possuem três tipos sendo elas:
  • Resistiva: corrente e tensão estão em fase nesse sistema, e seu fator de potência no caso é unitário;
  • Indutivo: nesse tipo de carga a corrente possui um atraso em relação à tensão, isso pois produz potência reativa, sendo assim seu fator de potência é atrasado;
  • Capacitivo: oposto do indutivo, ou seja, a corrente encontra-se adiantada da tensão, embora a carga também produza potência reativa, porém com característica diferente da induzida, nesse caso dizemos que o FP é adiantado.

Dessa maneira, os melhores circuitos são os que se comportam perto de um resistivo, porém em grandes instalações com diversas cargas indutivas (motores elétricos e lâmpadas com reatores) isso fica cada vez mais difícil, sendo assim a única saída é instalar banco de capacitores para realizar o processo contrário da indução e dessa forma aproximar o FP de 1.

Corrigindo o Fator de Potencia com Banco de Capacitores





Se analisado o seu circuito empregado e encontrado que o seu FP é indutivo, está ocorrendo quedas de tensão e instabilidade no sistema, isso tudo significa que será necessária uma corrente maior que a utilizada para que seja assim gerada uma potência útil requerida pelo sistema.

De acordo com a resolução normativa Nº569 da ANEEL, o FP considerado ideal é 0,92 e que deve ser mantida pelos clientes em suas instalações, caso esse FP seja menor é cobrado multas conforme contrato estabelecido entre concessionaria – cliente.


Dessa forma a prática adotada pelas empresas para evitar as multas é a instalação dos bancos de capacitores, elementos esses conectados ao determinado equipamento que está provocando a produção de energia reativa em demasia. De acordo com alguns estudos o FP irregular afeta diretamente a geração e transmissão da energia elétrica.

Como corrigir o Fator de Potência




Visando uma boa conservação de energia e uma boa relação custo/benefício são adotadas cinco maneiras de instalar um banco de capacitor, veja a seguir:

Correção na entrada de energia de alta tensão: esse método corrige somente o FP avaliado pela concessionária, porém não elimina os problemas internos;

Correção na entrada de energia de baixa tensão: aplicado em geral em instalações com potencias nominais diferentes e sem uniformidade na utilização, esse método utiliza banco de capacitores automáticos e consegue corrigir expressivamente o FP, uma desvantagem é em não possuir alivio sensível dos alimentadores de cada equipamento;

Correção por agrupamento de carga: essa técnica é aplicada os bancos de capacitores em um determinado conjunto de cargas pequenas que efetuam potencias mecânicas menores de 10cv e dessa forma é realizado a correção, a instalação deve ser feita no quadro de distribuição de alimentação dos equipamentos, esse método não reduz a corrente;

Correção local: nessa modalidade, é instalado o banco de correção junto ao equipamento que precisa ser corrigido o fator de potencia. Esse método consiste na solução mais adequada, pois reduz as perdas energéticas, reduz a carga nos circuitos de alimentação, utiliza-se um único sistema de start do capacitor e equipamento, gera potência reativa onde é necessário;

Correção mista: a melhor e mais completa técnica de instalação quando o tema é conservação de energia, nesse método é instalado um capacitor fixo no lado secundário do transformador, motores de 10cv são corrigidos de forma local mas tenha cuidado com motores com alta inércia, já os inferiores a 10cv são corrigidos em grupo, as lâmpadas com reatores são corrigidas na entrada da rede e na entrada é instalado um banco de capacitor automático de pequena potência somente para equalizar o circuito.





A CT Services é um centro técnico de reparo, manutenção e venda especializado em inversores, conversores, servomotores, IHM, CLP, sensores, relés das mais renomadas marcas do mercado mundial. Além de engenharia de aplicação e reforma de sistemas automatizados.

Acesse nosso site para saber mais:
http://ctservicesautomacao.com.br

Central de Atendimento - (11) 2645.0969
WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141



0 comentários: