Como Acionar cada tipo de Motor e seus Diagramas de Ligação.
Motor elétrico ou então como também chamado por
profissionais da elétrica de atuador elétrico, é nada mais do que todo e
qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em mecânica. Não confunda,
o processo inverso, ou seja, a transformação de energia mecânica em elétrica é
função dos geradores e não motores como iremos estudar nesse artigo.
Nesse artigo então vamos estudar um pouco mais
sobre as particularidades dos tipos de motores mais comuns no dia a dia do
profissional da elétrica, e nosso objetivo aqui é deixar cada dia mais fácil de
se trabalhar e propor sugestões em cada projeto.
Funcionamento de
um motor.
Vamos antes de tudo entender o princípio de
funcionamento dos motores e ai então entraremos a fundo no assunto de
acionamentos.
A grande maioria dos motores elétricos trabalham
com interação de campo eletromagnético e outra parte em fundamentos
eletromecânico, o fundamento disso tudo se baseia na condução de eletricidade
pelos fios imersos no campo magnético.
Além de todo esse campo magnético, bobinas de fios, os motores possuem eletroímãs de material ferromagnético que compõem o corpo do rotor de cada motor que por sua vez são enroladas por outro material e ficam em volta do material ferromagnético que constitui o estator.
Acionando os principais
motores.
Vamos então entender um pouco mais de cada tipo de motor e como saber
fazer seus acionamentos:
Motores monofásicos de
fase auxiliar:
Para que esses motores entrem em operação tanto em 110v quanto 220v suas bobinas são divididas e com isso podem ser conectadas em serie ou paralelo sendo que cada parte da bonina recebe 110v.
Para se inverter a rotação desse motor deve-se inverter o sentido da corrente na bobina auxiliar, basta então inverter os terminais 5 e 6.
Motor trifásico de
enrolamentos separados:
As rotações vão depender da construção do motor e isso poderá ser notado na placa de cada um, porém tenha muita atenção ao alimentar uma das rotações, confira sempre se a outra bobina está isolada e com circuito aberto, pelos seguintes motivos:
- Giro
simultâneo de rotações;
- Haverá
tensão induzida nos terminais não conectados;
- Se
houver corrente no enrolamento aberto irá surgir campo magnético que vai
interferir no enrolamento alimentado;
- Não
deve-se ter corrente no enrolamento aberto, tanto para melhor
aproveitamento técnico quanto econômico no consumo de energia, afinal esse
motor é trifásico;
Motor trifásico Dahlander:
O fechamento das bobinas desse motor se dá da seguinte maneira:
- Baixa
rotação: Fases RST nos terminais 1,2,3 e os terminais 4,5,6 ficam abertos;
- Alta
rotação: Fases RST nos terminais 4,5,6 e os terminais 1,2,3 devem ser
unidos fechando um curto entre as bobinas.
Motor de anéis:
Esse motor não deve ter partida sem carga, pois ele possui um grande conjugado, sendo assim o valor de resistência de partida deve ser bem dimensionada conforme a necessidade de torque de cada motor, desse modo deve-se olhar a placa do motor e verificar a tensão e corrente do motor e com essa base realizar os cálculos necessários.
Atenção para os projetos de comandos elétricos que tenham esses motores empregados, o valor de resistência deve ser exato na máxima permitida para que não ocorram danos.
Enfim, esses são alguns dos motores mais comuns utilizados na indústria, com certeza um dia você irá se deparar com um deles.
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A CT Services é um centro técnico de reparo, manutenção e venda especializado em inversores, conversores, servomotores, IHM, CLP, sensores, relés das mais renomadas marcas do mercado mundial. Além de engenharia de aplicação e reforma de sistemas automatizados.
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