A Importância de Comandos Elétricos em Linha de Produção.


A Importância de Comandos Elétricos em Linha de Produção.



Quando se é mencionado o termo linha de produção logo vem em nossas mentes aquela indústria cheia de robôs cortando, soldando, transportando, pintando, etc., e ai nos perguntamos mas como tudo isso é capaz de ser feito?
Essa reposta é simples de se responder porém complexa de se desenvolver, explico, toda essa automação industrial desde a mais simples as mais complexas só são possíveis por causa de uma tarefa muito bem empregada do comando elétrico.

Dificilmente irá existir uma linha de produção automatizada que não possua um comando elétrico guiando as esteiras, robôs, sistemas supervisórios, maquinas operatrizes, cabines, enfim, alguma etapa do processo. Isso deve-se a importância dessa atividade na indústria, onde por uma sequência lógica projetada por um especialista será capaz de acionar um ou dezenas de processos simultaneamente.



Por que comandos elétricos é tão importante?
Um bom profissional da área da elétrica deve saber utilizar as técnicas de comandos elétricos, pois essa atividade é crucial para um profissional que deseja obter empregos bons ou então melhores clientes.
Isso ocorre pois o fato de você poder oferecer para um processo algo capaz de produzir de forma mais rápida, mais eficiente e com menor risco operacional é um grande argumento para que a empresa esteja competitiva cada vez mais no mercado de trabalho.

Comandos elétricos então é sim um processo fundamental para a indústria quando o assunto é redução de custo, afinal aplicando-se as técnicas corretas, projetando uma linha de produção mais cadenciada, sabendo aproveitar todo layout, distribuindo um programa capaz de atender todas as demandas operacionais do processo e conseguindo manter segurança, qualidade e aumentando a produtividade na linha de produção certamente seu projeto terá bons retornos.
Respondendo então a pergunta, comandos elétricos se torna uma ferramenta muito importante a ser aplicada na empresa devido ao seu poder de transformar processos de produção com muitas variáveis, custos altos, riscos na saúde ocupacional e outras tarefas em um processo muito mais seguro e competitivo.

Toda linha de produção deve ser 100% automatizada?

A resposta é não, pois cada segmento, cada linha de produção possui suas particularidades e elas devem ser consideradas na hora de se projetar um sistema automático. Existem linhas de produção que possuem somente esteiras e sensores de localização porém todo processo realizado no produto é feito pelo homem,
Uma linha de produção bem instalada é aquela que consegue entregar produtos no menor tempo possível e com a melhor qualidade e tudo isso sem oferecer riscos na saúde ocupacional dos colaboradores da linha.
Sendo assim, ao automatizar uma linha de produção deve-se lembrar que não basta fazer o processo mais rápido e garantir a qualidade dos produtos, mas deve-se pensar em segurança dos participantes nessa linha de produção.

Como inserir comandos elétricos em uma linha de produção?




Novamente, cada linha de produção vai proporcionar para o profissional da elétrica um desafio diferente, porém de forma geral todas as linhas de produção irão possui necessidade de elementos sensores, atuadores e controladores.
Sempre em uma linha de produção será necessário saber onde estão os produtos, onde possuímos obstáculos, onde tirar e onde colocar os produtos, quando estiver com o produto o que acionar, o que fazer, vai soldar? Via cortar? Vai usinar? Enfim ao projetar o comando elétrico de uma linha de produção a complexidade é aumentada, pois você deve fazer um casamento perfeito entre as logicas de automação com os acionamentos realizados na linha de produção.



#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial

#Assistênciatécnica
#AutomaçãoIndustrial
#ControlTechniques
#Emerson
#TDEMacno
#Shnaider
#CarloGavazzi

A CT Services é um centro técnico de reparo, manutenção e venda especializado em inversores, conversores, servomotores, IHM, CLP, sensores, relés das mais renomadas marcas do mercado mundial. Além de engenharia de aplicação e reforma de sistemas automatizados.

Acesse nosso site para saber mais:
http://ctservicesautomacao.com/

Central de Atendimento - (11) 4115-7084
WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141

0 comentários: