Implementação da Indústria 4.0 em sua Fábrica.




Implementação da Indústria 4.0 em sua Fábrica.

Sabemos que o termo Indústria 4.0 vem sendo muito utilizado nos últimos anos, sabemos também que isto não é só um conceito é uma realidade que prevê equipamentos e sensores operando por toda a fábrica, gerando dados a serem analisados e ajudando para que as tomadas de decisões sejam feitas de forma mais rápida, prática e eficaz.

A cada dia surgem novas ferramentas analíticas a serem integradas com os dados de produção (Nuvem ou Local) que podem ser acessadas pelo seu smartphone e até mesmo pelo seu smart watch, isto é o que chamamos de revolução tecnológica, ter todos os dados a um clique.

Por trás disso, que parece tão simples e revolucionário está o IoT industrial e o Big Data.
Há 5 passos para que você possa fazer a sua implementação de forma rápida e segura:
Passo 1: Implementar conectividade através da automação de suas máquinas.

A atualização das suas máquinas antigas por máquinas novas que já possuam conectividade é uma das principais soluções para a conectividade, porém sabemos que no mundo real esta atualização vem em conjunto com altos custos de instalação e torna a solução inviável em alta escala.

Um dispositivo IoT para instalação em suas máquinas sem conectividade, que realiza a coleta de dados e transforma o que a máquina antiga produz em dados que podem ser acessados em tempo real. Este produto chegou ao mercado com valores bem acessíveis, fazendo os olhos brilharem e fazerem a implementação de melhorias se tornar possível em escala.

Passo 2: Conecte Equipamentos, adquira dados e visualize seus processos.

Depois de conectar as suas máquinas antigas, é necessário realizar a aquisição de dados da sua linha de produção, e enviá-los a próxima camada de ação, para integra-los com o seu sistema MES ou ERP.

Nesta etapa, os computadores industriais são muito importantes pois assumem papéis importantes em diferentes cenários:

Gateway: O computador deve concentrar a informação de diferentes máquinas para envio aos sistemas de gerenciamento, pois o envio direto destas informações pode cria problemas de segurança. Desta forma, o gateway pode receber informações de diferentes protocolos (Modbus, Ethernet IP, Profinet) e convertê-los em um protocolo comum para o sistema de gerenciamento como o OPC-UA ou MQTT.

Concentrador de dados: Os computadores podem trabalhar com diversos softwares diferentes que auxiliem em tomada de decisão dentro da área industrial que não são necessárias ao nível gerencial, desta forma os computadores são comumente usados em softwares SCADA, OEE e Thin Manager por exemplo.

Soluções de computação industrial, e com a tecnologia iDoor permite customização dos produtos para atender diversas necessidades, principalmente entre os protocolos de comunicação de equipamentos antigos com os mais novos através de seus computares modulares.

Se você é responsável por implementar as tecnologias da Indústria 4.0 em sua empresa, lembre-se sempre que este computador será o coração da sua empresa, pois ele irá centralizar todas as informações coletadas em sua linha de produção para tomadas de decisão locais, comunicação com a nuvem e outros níveis da organização.



Passo 3: Faça a otimização de sua produção e de seu controle de qualidade
Através do OEE (Overall Equipment Effectiveness), isto é, um indicador utilizado para medir a eficiência de uma linha de produção é possível analisar e entender como está a sua produção atual, nível de perda, parada de máquinas, motivo destas paradas, capacidade produtiva de diferentes turnos e até mesmo o questionamento básico, você sabe realmente o quanto está produzindo?
Essas e tantas outras perguntas são facilmente respondidas com os dados coletados, ajudando você a tomar decisões mais assertivas para fazer a otimização de sua produção e uma melhoria no controle de qualidade das peças produzidas.
Com a disponibilidade para visualização dos dados em qualquer lugar, hora do dia e em qualquer dispositivo, é possível aumentar sua capacidade produtiva, reduzir seus custos operacionais e melhorar sua performance produtiva fazendo muito mais por muito menos.
Dica: a visualização dos processos produtivos permite uma tomada de decisões mais assertiva, as empresas costumam aumentar a produtividade e ganhos em aproximadamente 15% com a implementação dessas ações.
Passo 4: Análise do Big Data e Manutenção preditiva
Nesta etapa você já terá acessado muitas informações, algumas com certeza ajudaram a mudar o seu olhar sobre a sua produção e outras talvez fizeram você mudar os seus processos internos, mas para que você tenha total suporte com relação a estes dados, você precisará ter plataformas confiáveis e de fácil integração para que você não tenha problemas na visualização dos seus dados ou até mesmo perca alguma informação crucial para o seu negócio.
O software WisePaaS/RMM  permite o gerenciamento e monitoramento da sua linha de produção através do gerenciamento de alarmes de manutenção dos computadores do seu parque industrial, antecipando-se aos problemas e fazendo com que a manutenção preditiva tome o lugar da manutenção preventiva.



Mais uma vez você estará à frente de outras indústrias, pois diminuirá o tempo de parada em suas máquinas e fará paradas sempre de forma programada. Assim, os problemas que você tinha no passado não irão tirar suas noites de sono e você conseguirá monitorá-los antes mesmo que eles aconteçam. 

Passo 5: Revolução do modelo de negócios

Por fim, você terá transformado a maneira de fazer seus negócios. Terá as informações na palma da sua mão a qualquer hora do dia, se antecipará aos problemas e conseguirá aumentar a sua capacidade produtiva e lucros.



#CTServicesSoluçõesEmAutomaçãoIndustrial

#Assistênciatécnica
#AutomaçãoIndustrial
#ControlTechniques
#Emerson
#TDEMacno
#Shnaider
#CarloGavazzi

A CT Services é um centro técnico de reparo, manutenção e venda especializado em inversores, conversores, servomotores, IHM, CLP, sensores, relés das mais renomadas marcas do mercado mundial. Além de engenharia de aplicação e reforma de sistemas automatizados.

Acesse nosso site para saber mais:
http://ctservicesautomacao.com/

Central de Atendimento - (11) 4115-7084
WhatsApp: (11) 95876-6065 / (11) 96257-1141




0 comentários: